Homilia de beatificação de Teresa dos Andes


Teresa dos Andes foi beatificada por João Paulo II o 3 de abril de 1987 no Parque O'Higgins de Santiago na presença de um milhão de pessoas. O papa presidiu a missa concelebrada por todos os bispos de Chile e 400 sacerdotes. Damos aqui a primeira parte da homilia de João Paulo II relativa a Teresa dos Andes.

1. "Permanecem a fé, a esperança, o amor: estas três. A maior delas, porém é o amor" (1 Cor. 13, 13).

Estas palavras de São Paulo, nas quais culmina seu "hino à caridade", resonam com tons novos nesta celebração eucarística.

Sim, “a maior é o amor.”

São palavras que se fizeram vida na pessoa da irmã Teresa dos Andes, que hoje tenho a graça e alegria de proclamar beata.

Hoje, amadíssimos irmãos e irmãs de Santiago e do Chile, é um dia grande na vida da vossa Igreja e da vossa nação. Filha predileta da Igreja chilena, Irmã Teresa é elevada a gloria dos altares na pátria que a viu nascer. O povo de Deus peregrino encontra nela um guia para sua caminhada em direção a meta, a Jerusalém celeste...

Movidos pela fé, pela esperança, e o amor, caminhamos como peregrinos rumo a Deus que é Amor, e nossa alma se enche de gozo ao comprovar que esta peregrinação espiritual tem sua coroa na gloria, a qual Cristo Nosso Senhor deseja a todos conduzir-nos.

Escutamos no princípio um breve perfil biográfico da Irmã Teresa dos Andes, uma jovem Chilena, símbolo da fé e da bondade deste povo; uma Carmelita Descalça, arrebatada para o Reino dos Céus na primavera de sua vida; uma primícia de santidade do Carmelo Teresiano na América Latina.

Em seus breves escritos autobiográficos nos deixou o testamento de uma santidade sensível e acessível, centrada no essencial do Evangelho: amar, sofrer, orar, servir. O segredo de sua vida voltada em direção à santidade está marcado por uma familiaridade com Cristo, presente e amigo, e com a Virgem Maria, Mãe próxima e amorosa.

2. Teresa dos Andes experimentou desde muito pequena a graça da comunhão com Cristo, que se foi desenvolvendo progressivamente nela com o encanto de sua juventude, cheia de vitalidade e jovialidade, na qual não faltou como filha de seu tempo, o sentido da sã alegria, e do esporte, o contato com a natureza. Era uma jovem alegre e dinâmica; uma jovem aberta a Deus. E Deus fez florescer nela o amor cristão, aberto e profundamente sensível aos problemas de sua pátria e as aspirações da Igreja.

O segredo de sua perfeição como não podia ser diferente, é o amor. Um amor grande a Cristo, por quem se sente fascinada e que a leva a consagrar-se a Ele para sempre, e a participar no mistério de sua paixão e de sua ressurreição. Sente ao mesmo tempo um amor filial à Virgem Maria que a inclina a imitar suas virtudes.

Para ela Deus é alegria infinita. Eis aí o novo hino de amor cristão que brota espontaneamente da alma desta jovem chilena, em cujo rosto glorificado contemplamos a graça da transformação em Cristo, em virtude desse amor que é compreensível, serviçal, humilde, paciente. Um amor que não destrói os valores humanos mais os eleva e transfigura.

Sim, como diz Teresa dos Andes: “Jesus é nossa alegria infinita.” Por isso a nova Beata é um modelo de vida evangélica para a juventude do Chile. Ela, que chegou a praticar com heroísmo as virtudes cristãs transcorreu os anos de sua adolescência e da sua juventude nos âmbitos normais de uma jovem de seu tempo: em sua vida de cada dia se exercitou na piedade, e na colaboração eclesial como catequista, na escola, entre seus amigos e amigas, nas obras de misericórdia, e nos momentos de distração e recreio. Sua vida exemplar se reveste de humanismo cristão com o selo inconfundível da inteligência viva, a delicadeza pressurosa, a capacidade criativa do povo chileno. Nela se expressa a alma e caráter de vossa pátria e a perene juventude do Evangelho de Cristo, que entusiasmou e atraiu a Irmã Teresa dos Andes.

3. A Igreja proclama hoje Beata a Irmã Teresa dos Andes e a partir deste dia, a venera e invoca com este titulo de Beata, bendita, feliz é a pessoa que fez das bem-aventuranças evangélicas o centro de sua vida; e as viveu com intensidade heróica.

Desta forma, nossa Beata, havendo posto em prática as bem-aventuranças, encarnou em sua vida o exemplo mais perfeito da santidade que é Cristo.

Com efeito, Teresa dos Andes irradia a graça da pobreza de espírito, a bondade e a mansidão de seu coração, o sofrimento escondido com que Deus purifica e santifica a seus eleitos. Ela tem fome e sede de justiça, ama a Deus intensamente e quer que Deus seja amado e conhecido por todos. Deus a fez misericordiosa em sua imolação total pelos sacerdotes e pela conversão dos pecadores; pacífica e conciliadora, semeando ao seu redor a compreensão e o dialogo. Nela se reflete sobretudo a bem-aventurança da pureza de coração. Com efeito, se entregou a Cristo totalmente e Jesus lhe abriu os olhos a contemplação de seus mistérios.

Deus lhe concedeu, ademais, desfrutar o gozo sublime de viver antecipadamente na terra a bem-aventurança e a alegria da comunhão com Deus no serviço ao próximo.

Esta é a sua mensagem: “só em Deus se encontra felicidade; só Deus é alegria infinita”! Jovem chilena, jovem latino-americana, descubra na Irmã Teresa a alegria de viver a fé cristã até as ultimas conseqüências! Tome-a como modelo!


João Paulo II