BIOGRAFIA - VIDA DE TERESA


Vida de Santa Teresa dos Andes - 1900-1910


A que será chamada mais tarde Teresa dos Andes nasce em Santiago do Chile o 13 de julho de 1900. Filha de dom Miguel Fernández Jaraquemada e de dona Lucia Solar Armstrong, recebe o batismo com o nome de Juanita.

Juanita nasce numa família relativamente rica. O avô paterno de Juanita era originário de La Rioja (Espanha). Seu avô materno, dom Eulogio, tinha em Chacabuco, a sessenta quilômetros ao norte de Santiago, uma fazenda muito grande onde reunia freqüentemente a sua famíla.

Juanita passou numerosas férias neste lugar que gostava muito. Muito jovem aprendeu a montar a cavalo. Verdadeira amazona, gostava de galopar pela fazenda até os arredores da cordilheira dos Andes.

Os irmãos de Juanita eram: Lucita, Miguel, Luis (Lucho), Juana (falecida poucas horas depois do seu nascimento; Juanita recebeu seu nome), Rebeca e Ignacio. Juanita estava particularmente ligada a seu irmão Lucho e a Rebeca, sua inseparável irmã menor.

Muito cedo, Juanita se sentiu atraída pelas coisas de Deus. Gostava de acompanhar Ofelia (a serva que cuidava dela) à igreja. Um dia, estando em Chacabuco, tomou a mão dum sacerdote amigo da famíla e lhe disse: "Padrezinho, vamos ao céu!". Tendo saído da casa, o sacerdote lhe perguntou: "Então, Juanita, por onde se vai ao céu?" Juanita respondeu: "Por aí", apontando com seu dedo a cordilheira dos Andes. O sacerdote lhe disse: "Depois de ter escalado estas montanhas muito altas, ainda estarás muito longe do céu. Não, Juanita, este não é o caminho do céu. Jesus no sagrário é o caminho real para chegar ao céu."

Mas Juanita não tem um caráter fácil. É vaidosa, não gosta de obedecer, se irrita freqüentemente e chora por nada. Com o auxílio da graça de Deus, especialmente da eucaristia, Juanita conseguirá progressivamente vencer seus defeitos e dominar-se.

Em 1906, um terremoto sacude a cidade de Santiago. Juanita escreve em seu Diário que foi nessa época que Jesus começou a tomar seu coração.

Em 1907, o avô de Juanita morre santamente. Sua mãe, dona Lucia, recebe em herança uma parte da fazenda de Chacabuco. Dom Miguel, seu pai, dirige os negócios da fazenda. No mesmo ano, Juanita entra como externa em Santiago no colégio das Irmãs do Sagrado Coração de Santa Madalena Sofia Barat.

Foi seu irmão Lucho que ensinou Juanita a oração do rosário. Ambos prometeram rezá-lo todos os dias, promessa que Juanita cumpriu até o fim de sua vida (uma só vez, confessou ela, o esqueceu quando era muito pequena). "Nosso Senhor, a partir daí, se pode dizer, me tomou pela mão com a Ssma. Virgem."

Juanita teve muito cedo um desejo grande de fazer sua primeira comunhão. Perguntava freqüentemente quando poderia fazê-la, mais lhe diziam que era demasiado pequena. Então Juanita pedia que lhe ensinassem a fazer comunhões de desejo. Finalmente, recebeu a licença de fazer sua primeira comunhão e quis preparar-se pela confissão, a oração e a oferenda a Jesus de numerosos pequenos sacrifícios. "Por um ano me preparei. Durante esse tempo a Virgem me ajudou a limpar meu coração de toda imperfeição." Fez sua primeira comunhão em Santiago em 11 de setembro de 1910, dia que a marcou profundamente por toda sua vida (como conta no seu Diário). Ela comungará cada dia, na medida do possível.

 

 

Haut de page